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Terminal Rodoviário de Pesqueira, provavelmente antes da inauguração. Cortesia de Sandra Tenório "in memoriam". |
O anúncio da construção do Terminal Rodoviário de Pesqueira foi feito em
9 de setembro de 1973, no dia das inaugurações do Colégio Estadual Cristo Rei, do
sistema de micro-ondas ligando Pesqueira ao Recife pela Companhia Telefônica de
Pernambuco e da via de acesso do Bairro do Prado à BR-232 – Avenida Eraldo
Gueiros Leite.
Nas palavras do Secretário Assistente Fausto Freitas ao fazer o anúncio: "Ninguém vai mais esperar ônibus de pé, no meio da estrada, sem conforto" (Diário de Pernambuco, 11/9/1973). Pontuando que o novo terminal ficaria pronto o mais breve possível.
A construção dos terminais rodoviários fazia parte do Programa de Ação
Coordenada do Governo Eraldo Gueiros (PRAC), dirigido pela Secretaria de
Transportes e Comunicações com o objetivo de construir 144 terminais nas
cidades do interior pernambucano, para oferecer melhores condições para os passageiros
de empresas de transportes coletivos intermunicipais.
O terreno escolhido para a construção, iniciada em outubro de 1973, foi
a Avenida Ésio Araújo. Tendo sido doado pela prefeitura de Pesqueira ao
Departamento de Terminais Rodoviários de Pernambuco – DETERPE, criado pelo
Decreto Lei n.º 228 de 20/3/1970, com a finalidade de construir, manter,
explorar e conservar os terminais rodoviários.
A área total do terreno possuía 2.100 m² tendo a área construída de 576
m², com instalações modernas, estrutura mista em concreto armado e vigamento
metálico, fornecidos pela Companhia Brasileira de Estruturas Metálicas –
CIBRESME. Um dado importante é que estiveram à frente do projeto dos terminais
rodoviários um grupo de trabalho formado pelos engenheiros do DETERPE Cláudio
Romeiro, Marcelo Freire Falcão e César Cavalcanti de Oliveira, além do bacharel
José Airton e do técnico de administração Bartolomeu Alves da Costa.
Cabe registrar algumas empresas vencedoras das licitações e os itens
fornecidos para a obra: Serralharia Ideal (6 portas de enrolar com chapas
articuladas); Serralharia Bandeirante (15 esquadrias de alumínio anodizado);
Itapessoca Agro-Industrial (200 sacos de cimento); Ferreira Pinto & Cia
(300 m de tábuas de pinho e 300 m de estroncas); Centro de Trabalho e Cultura
(10 portas de madeira envernizada com as respectivas grades); Comercial Ramos
Ltda (165 m² de azulejos extras Iasa); Matel Ltda e Eletrofil Comercial Ltda
(material elétrico); P. A. Martins Ferragens, Percínio & Cia. Ltda e José
Lopes & Cia (material hidráulico); e Ari Iunkoski (26 telhas tipo Kalhetão
de 9,20 m).
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Diário Oficial em 21/02/1975 |
A inauguração do Terminal Rodoviário de Pesqueira ocorreu às 10 h da quinta-feira,
20 de fevereiro de 1975, com as obras tendo custado ao DETERPE o valor de Cr$
471.987,00 (quatrocentos e setenta e um, novecentos e oitenta e sete cruzeiros)
com capacidade para atender 120 ônibus em 24 horas, possuindo 3 guichês, 4
boxes, 6 lojas (armazém e bomboniere), lanchonete, banca de jornais e revistas.
As reportagens da época previam a presença do governador Eraldo Gueiros
Leite, no entanto, o mesmo não se fez presente. Inauguraram o novo terminal
rodoviário o engenheiro Daniel de Souza Portella (Secretário de Transportes e
Comunicação), Fausto Freitas (Secretário Assistente) e o coronel Marcelo Menna
Barretto de Barros Falcão (Diretor Executivo do DETERPE).
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Diário Oficial em 21/02/1975. |
Após os secretários Daniel Portella e Fausto Freitas desatarem a fita simbólica
da inauguração, fez uso da palavra o prefeito José Walderique Tenório que
destacou o trabalho do governador Eraldo Gueiros em prol de Pesqueira, dizendo:
“Hoje, passados quatro anos, podemos ver a olho nu o número expressivo de obras
que ele deixou”.
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O Cel. Menna Barreto discursando ladeado pelos secretários Fausto Freitas e Daniel Portella, e pelo prefeito Walderique Tenório. Cortesia de Sandra Tenório "in memoriam". |
O secretário Fausto Freitas mencionou em seu discurso o dia de festa
pelas conquistas que o governo havia trazido para Pesqueira. Por sua vez, o
coronel Menna Barretto fez uma análise do trabalho do DETERPE em relação ao
setor rodoviário pernambucano.
Por último, falou o Secretário Daniel Portella, destacando as atuações
do governo do Estado no setor dos transportes com a construção de estradas e
dos terminais rodoviários no interior do estado.
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O Secretário Daniel Portella discursando ladeado pelo secretário Fausto Freitas e pelo prefeito Walderique Tenório. Cortesia de Sandra Tenório "in memoriam". |
Vale salientar que o Terminal Rodoviário de Pesqueira foi um dos
primeiros a serem inaugurados no estado, antes já haviam entrado em funcionamento
o do Cais de Santa Rita no Recife (novembro de 1972) e dos municípios de Goiana
e Palmares (setembro de 1973); Canhotinho e Petrolina (dezembro de 1973); Limoeiro (março de 1974); São José do Egito (abril
de 1974); e Serra Talhada (dezembro de 1974).
Terminada a solenidade, foram inauguradas as pavimentações das ruas José
Marques Pereira e Tabelião Francisco Roberto Matos, além da quadra de esportes
do Colégio Cristo Rei, que recebeu o nome de Fausto Valença de Freitas,
rendendo homenagem ao ilustre pesqueirense que muito contribuiu para o
desenvolvimento de Pesqueira.
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Placa da inauguração. |
Pois bem, no dia 20 de fevereiro próximo passado o Terminal Rodoviário de
Pesqueira completou 50 anos conectando destinos, sendo ponto de partida e
chegada de incontáveis histórias. Meio século de um lugar tão cheio de memórias
e que tem na sua essência o encontro de pessoas, seja na alegria da chegada ou
mesmo na tristeza da despedida, o que importa é que a cada viagem um novo
destino, uma nova história, e foram muitas nesses 50 anos.
Por Fábio Menino de
Oliveira
Referências Bibliográficas
DIÁRIO DA MANHÃ – edições de 23/06/1972; 29/10/1973; 19/02/1975; e 21/02/1975.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO – edições de 11/9/1973; 25/10/1973; e 25/01/1975.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO – edições de 06/11/1973; 09/01/1974; 12/01/1974; 26/01/1974; 16/04/1974; 06/07/1974; e 21/02/1975.
ESSA RODOVIÁRIA, COM O TEMPO, FICOU INCONVENIENTE SUA LOCALIZAÇÃO. MELHOR SERIA CONSTRUIR UMA NOVA NAS MARGENS DA BR 232.
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