terça-feira, 3 de junho de 2025

TERMINAL RODOVIÁRIO DE PESQUEIRA: 50 ANOS CONECTANDO DESTINOS

 

Terminal Rodoviário de Pesqueira, provavelmente antes da inauguração.
Cortesia de Sandra Tenório "in memoriam".

O anúncio da construção do Terminal Rodoviário de Pesqueira foi feito em 9 de setembro de 1973, no dia das inaugurações do Colégio Estadual Cristo Rei, do sistema de micro-ondas ligando Pesqueira ao Recife pela Companhia Telefônica de Pernambuco e da via de acesso do Bairro do Prado à BR-232 – Avenida Eraldo Gueiros Leite.

Nas palavras do Secretário Assistente Fausto Freitas ao fazer o anúncio: "Ninguém vai mais esperar ônibus de pé, no meio da estrada, sem conforto" (Diário de Pernambuco, 11/9/1973). Pontuando que o novo terminal ficaria pronto o mais breve possível.

A construção dos terminais rodoviários fazia parte do Programa de Ação Coordenada do Governo Eraldo Gueiros (PRAC), dirigido pela Secretaria de Transportes e Comunicações com o objetivo de construir 144 terminais nas cidades do interior pernambucano, para oferecer melhores condições para os passageiros de empresas de transportes coletivos intermunicipais.

O terreno escolhido para a construção, iniciada em outubro de 1973, foi a Avenida Ésio Araújo. Tendo sido doado pela prefeitura de Pesqueira ao Departamento de Terminais Rodoviários de Pernambuco – DETERPE, criado pelo Decreto Lei n.º 228 de 20/3/1970, com a finalidade de construir, manter, explorar e conservar os terminais rodoviários.

A área total do terreno possuía 2.100 m² tendo a área construída de 576 m², com instalações modernas, estrutura mista em concreto armado e vigamento metálico, fornecidos pela Companhia Brasileira de Estruturas Metálicas – CIBRESME. Um dado importante é que estiveram à frente do projeto dos terminais rodoviários um grupo de trabalho formado pelos engenheiros do DETERPE Cláudio Romeiro, Marcelo Freire Falcão e César Cavalcanti de Oliveira, além do bacharel José Airton e do técnico de administração Bartolomeu Alves da Costa.

Cabe registrar algumas empresas vencedoras das licitações e os itens fornecidos para a obra: Serralharia Ideal (6 portas de enrolar com chapas articuladas); Serralharia Bandeirante (15 esquadrias de alumínio anodizado); Itapessoca Agro-Industrial (200 sacos de cimento); Ferreira Pinto & Cia (300 m de tábuas de pinho e 300 m de estroncas); Centro de Trabalho e Cultura (10 portas de madeira envernizada com as respectivas grades); Comercial Ramos Ltda (165 m² de azulejos extras Iasa); Matel Ltda e Eletrofil Comercial Ltda (material elétrico); P. A. Martins Ferragens, Percínio & Cia. Ltda e José Lopes & Cia (material hidráulico); e Ari Iunkoski (26 telhas tipo Kalhetão de 9,20 m).

Diário Oficial em 21/02/1975

A inauguração do Terminal Rodoviário de Pesqueira ocorreu às 10 h da quinta-feira, 20 de fevereiro de 1975, com as obras tendo custado ao DETERPE o valor de Cr$ 471.987,00 (quatrocentos e setenta e um, novecentos e oitenta e sete cruzeiros) com capacidade para atender 120 ônibus em 24 horas, possuindo 3 guichês, 4 boxes, 6 lojas (armazém e bomboniere), lanchonete, banca de jornais e revistas.

As reportagens da época previam a presença do governador Eraldo Gueiros Leite, no entanto, o mesmo não se fez presente. Inauguraram o novo terminal rodoviário o engenheiro Daniel de Souza Portella (Secretário de Transportes e Comunicação), Fausto Freitas (Secretário Assistente) e o coronel Marcelo Menna Barretto de Barros Falcão (Diretor Executivo do DETERPE).

Diário Oficial em 21/02/1975.

Após os secretários Daniel Portella e Fausto Freitas desatarem a fita simbólica da inauguração, fez uso da palavra o prefeito José Walderique Tenório que destacou o trabalho do governador Eraldo Gueiros em prol de Pesqueira, dizendo: “Hoje, passados quatro anos, podemos ver a olho nu o número expressivo de obras que ele deixou”.

O Cel. Menna Barreto discursando ladeado pelos secretários Fausto Freitas e Daniel Portella,
e pelo prefeito Walderique Tenório. 
Cortesia de Sandra Tenório "in memoriam".

O secretário Fausto Freitas mencionou em seu discurso o dia de festa pelas conquistas que o governo havia trazido para Pesqueira. Por sua vez, o coronel Menna Barretto fez uma análise do trabalho do DETERPE em relação ao setor rodoviário pernambucano.

Por último, falou o Secretário Daniel Portella, destacando as atuações do governo do Estado no setor dos transportes com a construção de estradas e dos terminais rodoviários no interior do estado.

O Secretário Daniel Portella discursando ladeado pelo secretário Fausto Freitas 
e pelo prefeito Walderique Tenório. 
Cortesia de Sandra Tenório "in memoriam".

Vale salientar que o Terminal Rodoviário de Pesqueira foi um dos primeiros a serem inaugurados no estado, antes já haviam entrado em funcionamento o do Cais de Santa Rita no Recife (novembro de 1972) e dos municípios de Goiana e Palmares (setembro de 1973); Canhotinho e Petrolina (dezembro de 1973);  Limoeiro (março de 1974); São José do Egito (abril de 1974); e Serra Talhada (dezembro de 1974).

Terminada a solenidade, foram inauguradas as pavimentações das ruas José Marques Pereira e Tabelião Francisco Roberto Matos, além da quadra de esportes do Colégio Cristo Rei, que recebeu o nome de Fausto Valença de Freitas, rendendo homenagem ao ilustre pesqueirense que muito contribuiu para o desenvolvimento de Pesqueira.

Placa da inauguração.

Pois bem, no dia 20 de fevereiro próximo passado o Terminal Rodoviário de Pesqueira completou 50 anos conectando destinos, sendo ponto de partida e chegada de incontáveis histórias. Meio século de um lugar tão cheio de memórias e que tem na sua essência o encontro de pessoas, seja na alegria da chegada ou mesmo na tristeza da despedida, o que importa é que a cada viagem um novo destino, uma nova história, e foram muitas nesses 50 anos.

 

Por Fábio Menino de Oliveira

Referências Bibliográficas

DIÁRIO DA MANHÃ – edições de 23/06/1972; 29/10/1973; 19/02/1975; e 21/02/1975.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO – edições de 11/9/1973; 25/10/1973; e 25/01/1975.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO – edições de 06/11/1973; 09/01/1974; 12/01/1974; 26/01/1974; 16/04/1974; 06/07/1974; e 21/02/1975. 

Um comentário:

  1. ESSA RODOVIÁRIA, COM O TEMPO, FICOU INCONVENIENTE SUA LOCALIZAÇÃO. MELHOR SERIA CONSTRUIR UMA NOVA NAS MARGENS DA BR 232.

    ResponderExcluir