Minha lista de blogs

terça-feira, 7 de julho de 2015

REGISTROS DE MATRIMÔNIO NA REGIÃO DE MIMOSO [Parte 1].



Casamento de Luiz Tenório de Albuquerque (Lulu) e Joaquina Branca de Siqueira:

“Aos oito de novembro de mil oitocentos e cinquenta e três pelas quatro horas da tarde, não havendo impedimentos em Oratório privado em casa de Francisco Cavalcanti de Albuquerque assisti ao Contrato Matrimonial dos nubentes: Luiz Tenório de Albuquerque e Joaquina Branca de Siqueira, e dei-lhes as Bênçãos Nupciais, sendo testemunhas Luiz Antônio Monteiro, casado, natural e morador na Freguesia de São Félix de Buíque, e Jacob Bezerra Cavalcanti, casado, natural e morador no mesmo lugar: para constar fiz este assento e assino-me. Pe. José Mathias Ribeiro, Vigário Colado”.1

Diante do registro supracitado identificamos que não consta o lugar do casamento, possivelmente se deu na Fazenda Jerimum ou em alguma Fazenda próxima, pois menciona as expressões “oratório privado” e “ em casa de” , bem como não fala do enlace matrimonial nas Igrejas existentes na época, a exemplo da Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Pesqueira e a Matriz de Nossa Senhora das Montanhas em Cimbres. Outro questionamento é sobre os dados dos noivos e seus pais que são vagos, precisando de novas fontes, todavia tal registro é um caminho a ser seguido em pesquisas futuras.

Casamento de Luiz Tenório de Albuquerque (Major Tenório) e Tereza de Brito Cavalcanti (Dona Mana):

“Aos vinte e nove de novembro de mil e novecentos na Matriz de Cimbres, feitas as denunciações do estilo, sem impedimento algum, servandis hervandis e perante as testemunhas Honório Tenório Cavalcanti e Carlos Frederico Xavier de Brito, assisti ao enlace matrimonial de Luiz Tenório de Albuquerque e Tereza de Brito Cavalcanti; ele viúvo de Anna de Moura Cavalcanti e ela filha de Francisco de Brito Cavalcanti: Os nubentes são naturais desta Freguesia de Cimbres e nela moradores: do que para constar fiz lavrar este termo que assino. O regente Pe. Frutuoso Rolim de Albuquerque”.2

Um adendo, em informação prestada em artigo anterior mencionei de acordo com o texto de Geraldo Aoun do livro A Vila de Mimoso: tradições e costumes (1986, p. 19) que o Major Tenório havia se casado com Tereza (D.Mana) na Igreja de São Sebastião em Mimoso o que não procede pois de acordo com o registro acima citado, tal matrimônio ocorreu na tradicional e três vezes secular Igreja Matriz de Nossa Senhora das Montanhas na Vila de Cimbres.


Por Fábio Menino de Oliveira.

_____________________________
Notas:
1- Brasil, Pernambuco, Registros Igreja Católica, 1762-2002/Cimbres/Nossa Senhora das Montanhas, Matrimônios Nov. 1852- Jul. 1882. Fonte: https://familysearch.org.
2- Brasil, Pernambuco, Registros Igreja Católica, 1762-2002/Cimbres/Nossa Senhora das Montanhas, Matrimônios Matrimônios Jan. 1894-Jun. 1912. Fonte: https://familysearch.org.


2 comentários:

  1. Olá estou procurando por minha genealogia e gostaria da sua ajuda se vc puder me ajudar eu lhe agradeço. Os meus antepassados viveram na regiao da antiga Custódia, arco verde e seus entornos. Disponho do nome de meus avôs que são:
    Antônio pereira da silva casado com Naldelina Alves Goes (solteira de Jesus?)
    O pai de Antônio era Higino Pereira da silva casado com Capitulina Esmerinda da Conceição.
    O pai de Higino foi
    Joao Serafim de Lucena
    Casado com Maria Joaquina da Conceição
    O pai de João foi:
    Antônio Siriaco da Silva casado com Joaquina Maria da Conceição.
    Gostaria de qur me enviasse alguma informação sobre eles se vc as tiver.
    Não consigo acesso ao livrobde matrimônio da igreja de Cimbres Nossa Senhora das Montanhas onde suspeito que encontraria alguma pista sobre eles ou alguem dessa epoca de 1800 / 1900 que me levaria a conhecer mais sobre meus antepassados. Gostaria que se fosse possivel me enviasse algum material para pesquisa.
    Meu nome é Juliano Moreira
    Tel 018 997439506
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Estou precisando de ajuda para achar documento comprovando que Joaquina Branca de Siqueira é filha de Joaquina de Siqueira Cavalcanti cc Francisco Cavalcanti de Albuquerque.
    Alguem sabe onde consigo?
    Obrigada
    julia.nobrega.brito@gmail.com

    ResponderExcluir