Minha lista de blogs

segunda-feira, 13 de julho de 2015

MIMOSO EM 1925.

A Vila de Mimoso, no dia 18 de outubro de 1925.


Segundo o Álbum de Pesqueira elaborado na administração do Coronel Cândido de Brito de 1925, Mimoso era uma:


Povoação do 4º distrito, florescente, a 33 quilômetros de Pesqueira e com estação de via férrea. Chamou-se Frexeiras. Tem 80 casas, capela, novo e bem acabado cemitério. Será sede do projetado do 8º distrito”.

 
Cemitério de Mimoso construído em 1925.

Diante da citação acima se faz necessário fazer algumas considerações: o 4º distrito nessa época era Cimbres, já existia um núcleo populacional desenvolvido com 80 casas, cita apenas uma capela que era a de São Sebastião, ainda não existia a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cuja data de construção ainda não sei, bem como notamos que Mimoso tornou-se distrito de forma planejada, o que viria a ocorrer três anos depois pela lei municipal nº 142 de 30 de novembro de 1928, já na administração do Prefeito Antônio Artur de Almeida Soares e do Subprefeito Joaquim Cavalcanti de Brito (15/11/1928-07/10/1930). Faziam parte do Conselho Municipal: José de Almeida Maciel (Presidente), Dorgival de Oliveira Galindo (1º Secretário), Eliseu Araújo (2º Secretário), Agostinho Bezerra Cavalcanti, Otávio Bezerra do Rego Barros e Rogério Cavalcanti de Brito, da Fazenda Catolé nas proximidades de Ipanema.

O prefeito Antônio Artur era apoiado pelo Coronel Cândido de Brito que foi prefeito de 07 de setembro de 1923 a 15 de novembro de 1925 (período do álbum) e de 1º de maio de 1927 a 15 de novembro de 1928.

Açougue de Mimoso, inaugurado em 18 de outubro de 1925.


A administração de Cândido de Brito foi muito profícua para Mimoso construiu o açougue e o cemitério, estabeleceu o ensino público no lugar com o professor Francisco Beltrão da Silva, de acordo com o texto: Um administrador de Oscar de Barros no referido Álbum ele fala sobre a construção do açougue e a construção de escolas. Segue-se:


“[...] Fundou 14 escolas, das quais 7 funcionam em prédios especialmente construídos e dotados de mobiliário moderno, obedecendo as exigências pedagógicas, com serviços d’água, luz, gabinetes sanitários, etc. [...]Somente em açougues despendeu mais de cem contos de réis, Cimbres, Mimoso, Rio Branco e Pesqueira tem hoje açougues próprios, higiênicos, espaçosos[...]”.


Subentende-se que em 1925 não existia escola construída em Mimoso, devia funcionar em casa particular algo comum na época, pois das 07 escolas construídas, 04 foram em Pesqueira (Grupo Escolar Estadual Virginia Loreto, Escola Municipal Amaury de Mimoso, Escola Municipal Zeferino Galvão e Escola Municipal Dr. Lídio Paraíba); 01 em Alagoinha (Grupo Escolar Carlos de Brito); 01 em Sanharó (Escola Municipal Sátyro Leite); e 01 em Rio Branco (Grupo Escolar Municipal Professor Loreto Filho).

Coronel Cândido Cavalcanti de Brito, Prefeito de Pesqueira (1923/1925)


Contou o Coronel Candinho, como era popularmente conhecido na cidade com o apoio inestimável do Governador do Estado Dr. Sérgio Loreto (1922/1926) e do Deputado Federal Dr. Francisco Pessoa de Queiroz (1921/1930), seus aliados políticos e amigos pessoais para realizar um governo que foi sem dúvida uma das administrações mais progressistas para Pesqueira no período da primeira república 1889/1930.

Dr. Sérgio Loreto, Governador de Pernambuco (1922/1926)



Por Fábio Menino de Oliveira.


REFERÊNCIAS:


Álbum de Pesqueira administração do Coronel Cândido Cavalcanti de Brito 1923/1925.

Fotos retiradas do referido Álbum, cortesia de Marcelo Oliveira do Nascimento do blog: http://www.pesqueirahistorica.com, exceto a do Dr. Sérgio Loreto que foi retirada do site: www.pe.gov.brgovernogaleria-de-governadores. 



3 comentários:

  1. Olá, gostaria de informaçoes sobre o atual estado do povoado de Mimosa, minha avó tem parentes aí que não vê a mais de 50 anos, me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, obrigado por ler o blog. Sobre Mimoso, o mesmo não mudou muito, possivelmente ainda tem muita coisa do tempo da sua avó. Sua vó perdeu contato com os familiares de Mimoso? Talvez se vc mandar os nomes das pessoas posso ver se consigo os contatos. Qualquer coisa manda mensagem no meu email fabiomenino@gmail.com. Cordiais saudações.

      Excluir
    2. Corrigindo o email é fabiomenino2@gmail.com

      Excluir