Minha lista de blogs

quinta-feira, 9 de julho de 2015

A FAZENDA PROPRIEDADE [Parte 2].

Uma foto histórica e muito rara:


Propriedade na época do Major Tenório (Foto do acervo da Fundação Possidônio Tenório de Brito, em Mimoso,
Pesqueira-PE).



Podemos ver no canto à esquerda a casa sede da fazenda com três janelas na frente com detalhes ao seu redor, um alpendre lateral, pintada e com os detalhes da eira e da beira na parte superior abaixo do telhado. É possível notar também uma grande cocheira coberta do lado da casa, atualmente não mais existente, restando apenas vestígios dessa construção, bem como foi demolida a cozinha lateral da casa.

Outro detalhe é que as outras três casas brancas ao lado da sede são simples sem detalhes e pintadas me parece que apenas de cal, certamente serviam de morada para os moradores, sobre os quais fiz menção em artigo anterior.

No canto à direita vemos um edificação coberta, com meias paredes e porta larga de entrada, seria a bolandeira, onde tinha a prensa para descaroçar algodão, tal construção atualmente encontra-se modificada, pois as paredes frontais foram erguidas até o telhado.

A foto parece ser da década de 20 ou 30, pois apresenta um aspecto bem primitivo da velha fazenda, fazendo um comparativo com uma foto atual podemos perceber algumas diferenças, a exemplo do detalhe da eira e da beira que foi expandido da casa sede para as demais edificações, o que nos leva a crer que depois da construção do bloco único pelo Major Tenório em 1899, houve uma reforma, que ainda não se pode precisar o ano.

Foto atual de Propriedade.



Dois casamentos celebrados na Fazenda:


"Aos nove de novembro de mil oitocentos e cinquenta e nove [09/11/1859] em desobriga na Fazenda Propriedade pelas sete horas da tarde assisti ao sacramentado matrimônio dos nubentes Manoel Querubim de Mello e Dominicia Maria do Espírito Santo, pardos, e dei-lhes as bençãos nupciais sendo testemunhas Antônio da Silva Cavalcanti e Francisco de Albuquerque Cavalcanti, casados, naturais e moradores nesta Freguesia. Para constar mandei fazer este assento em que me assino. Pe. José Mathias Ribeiro, vigário colado".1


“Aos vinte e dois de setembro de mil e novecentos e sete [22/09/1907] em Propriedade, feitas as denunciações do estilo, sem impedimento algum, servantis servandis e perante as testemunhas Napoleão Cavalcanti e Gervásio Cavalcanti de Brito, assisti ao recebimento matrimonial de Francisco Tenório Cavalcanti e Guilhermina de Almeida Cavalcanti; ele filho legítimo de Francisco Bento da Rocha e Maria de Siqueira Cavalcanti e ela filha legítima de Bento de Almeida Cavalcanti (já falecido) e Teresa Tenório Cavalcanti. Os nubentes ambos são paroquianos de Cimbres, e pediram dispensa do parentesco de consanguinidade que os ligavam. Do que para constar fiz lavrar este termo que assino. O regente Pe. Frutuoso Rolim de Albuquerque”.2


O registro de casamento de um escravo de Lulu Tenório:


“Aos onze de janeiro de mil e oitocentos e sessenta e oito [11/01/1868], feitas as denunciações do costume, sem impedimentos- servantis servandis- recebi em matrimônio os nubentes José, escravo de Luiz Tenório de Albuquerque, e Maria Joaquina da Conceição, lhes dei as bençãos nupciais, perante as testemunhas Manuel Querubim de Mello, casado, e Francisco Pereira dos Santos, casado. E para constar fiz este assento que assino. O vigário Pe. Domingos Leopoldino de Carvalho Espinosa”.3

Um adendo, no registro acima citado, infelizmente não especifica o local em que ocorreu o matrimônio mas, creio ter sido realizado ou na Igreja Matriz de Cimbres ou na Fazenda Propriedade.




Por Fábio Menino de Oliveira.


_____________________________
Notas:

1 e 3- Brasil, Pernambuco, Registros Igreja Católica, 1762-2002/Cimbres/Nossa Senhora das Montanhas, Matrimônios Nov. 1852- Jul. 1882. Fonte: https://familysearch.org.

2- Brasil, Pernambuco, Registros Igreja Católica, 1762-2002/Cimbres/Nossa Senhora das Montanhas, Matrimônios Matrimônios Jan. 1894-Jun. 1912. Fonte: https://familysearch.org.





Nenhum comentário:

Postar um comentário