Minha lista de blogs

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PESQUEIRA DE 1800- A FAZENDA, O FUNDADOR E SUA GENTE. Por Marcelo O. do Nascimento

AMIGOS (AS) LEITORES(AS)

Replico a seguir o artigo de apresentação do livro Pesqueira de 1800, do amigo pesquisador Marcelo O. do Nascimento. É uma excelente obra que ora está sendo lançada, já tive a oportunidade de le-lo, o que fiz em um único dia pois, não consegui parar antes do final.
Sobre este livro gostaria de fazer um breve comentário sobre minhas impressões: constitui-se numa obra que traça com propriedade o período inicial da formação de Pesqueira, tendo uma riqueza de detalhes que impressiona, seja na descrição das costruções arquitetônicas, seja no embasamento das informações e as fontes históricas apresentadas.
Em suma, Marcelo elaborou uma obra técnica, dinâmica e moderna, em todas as 278 páginas há o convite ao leitor para que interprete o que está lendo e se envolva diretamente na história, algo que poucos escritores conseguem. Só tenho a parabenizar o amigo e indicar para que outras pessoas possam ter acesso a nossa história e sentir o prazer que tive, me apaixonei pelo Pesqueira de 1800.


"Depois de cinco anos organizando fontes e fazendo anotações, chega ao fim o trabalho que resultou no livro Pesqueira de 1800 – A fazenda, o fundador e sua gente. Essa é uma obra diferente das anteriores, é a primeira na qual falo da história de Pesqueira de uma forma linear, começando com a povoação de parte do sertão, incluindo a área da fazenda Jeritacó, de Pantaleão de Siqueira Barbosa, passando pelo surgimento da fazenda Pesqueira, de Manuel José de Siqueira (filho de Pantaleão), até chegar a sua elevação a vila e sede do município de Cimbres.

Até agora foi o trabalho mais difícil de ser feito, devido principalmente à falta de fontes primárias. No entanto, bons ventos vindos dos Estados Unidos salvaram a pesquisa, impressionantemente. Os ventos vindos daquele país chegaram na forma do acervo digital da Universidade da Flórida, de onde consegui extrair muitas informações até agora desconhecidas sobre Pesqueira e sua rival, a fazenda Poço dos Patos. São capítulos que renderiam facilmente uma novela, nos quais se vê guerras políticas, tragédias familiares, torturas e assassinatos. Aqui se revela um passado pesqueirense violento e sem esperança, mas que, como de praxe, nos dá grandes lições.

Na verdade, o livro é fruto de um trabalho de leitura e pesquisa iniciados muitos anos atrás, mas que só há pouco tempo foi ganhando corpo até chegar ao que agora se apresenta. Sabemos que é apenas uma pequena parte da grande história de Pesqueira, mas ficamos com a expectativa de que seja um passo para uma caminhada muito maior.

O livro contem 308 páginas, conta com fotografias e está a venda pelo site do Clube de Autores, no link abaixo".



Por Marcelo do Nascimento. Leia mais em: http://pesqueirahistorica.blogspot.com/2016/11/pesqueira-de-1800-fazenda-o-fundador-e.html#ixzz4R1nTK1sg

2 comentários:

  1. Quero muito ler a história da minha cidade amada, e o autor é muito dedicado estou anciosa para comprar.

    ResponderExcluir
  2. Caro fabio menino . Vendo sua dedicaçao por pesqueira pernanbuco , nao vejo nada sobre o meu tataravo Manoel vicente da anunciaçao . Ele veio de portugual com a roupa do corpo e fez fortunas . Como saber mais sobre Manoel vicente da anunciaçao . Rico , casado , tres filhos e assasinado . E com uma fortuna incalculavel . Depositos no banco de londtes . Gostaria saber mais sobre o manoel vicente da anunciaçao . Porque nao existe registro de nada sobre ele . O nome dele e a historia dele tambem ests no googlo . Mais ningudm da maiores informaçoes .

    ResponderExcluir