Minha lista de blogs

sábado, 28 de janeiro de 2017

REPORTAGEM DE 1936 SOBRE A APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA NO SITIO GUARDA, EM PESQUEIRA.

Fac-símile do Diário da Manhã, 10/10/1936

Na cordilheira do Ororubá
Nossa Senhora apareceu, em Pesqueira, a duas crianças”
Uma multidão de romeiros dirige-se ao local do milagre1

(DE UM REPÓRTER MATUTO)

Foi na cordilheira do Ororubá, onde o vento passa agitado, mas, trazendo sempre o cheiro da terra oura; foi ali no Sítio do Guarda, no município de Pesqueira, onde o clima é o mais convidativo às meditações profundas ou não sobre os mistérios da vida, que, no dia 3 de agosto, do ano que vai rolando, apareceu uma santa.


Nossos jornais já se ocuparam do fato, mas, não deram grande curso às suas indagações sobre a aparição. Falta de tempo ou respeito as coisas misteriosas que surgem de repente para impressionar um povo que tem tanto em que pensar, mesmo no campo duro da realidade.

Maria da Luz, em companhia
da sua amiga.
Mas, o fato é que ali, no município de Pesqueira, célebre pelo justo rumor da sua goiabada, no Sítio do Guarda, na cordilheira do Ororubá, vivia, sem sucesso, o agricultor Artur Teixeira que, afora a preocupação que lhe davam os cafezais, os sabugueiros e as goiabas, tinha a merecer-lhe muito cuidado, cuidado e carinho, a sua filha menor Maria da Luz, uma criança tão calma como aquele trecho de terra em que seu pai vivia.

NO DIA 3 DE AGOSTO, estando Maria da Luz em companhia de sua amiguinha, entregue a colheita de frutos, como lhe viesse o cansaço, resolveu palestrar um pouco e o assunto da conversa foi uma provável investida dos bandidos naquela propriedade.

Naquele pedaço de terra constitui um verdadeiro pavor a simples lembrança de uma incursão de bandidos. A companhia de Maria da Luz tremeu de susto. Que Deus a livrasse de ver um bandido.

Maria da Luz, mais confiante, declarou que não temia os bandidos, pois acreditava muito e muito em Nossa Senhora.

Falou assim Maria da Luz e de repente – é o que relata os informantes que vem de Pesqueira – no alto de uma pedra cortada, viu a menina que aparecia um vulto, com uma auréola de luz. Ficaram estáticas as duas menores e – continuam os informantes – a santa continuava a rir para elas, num riso de santa, cheio de graça e de perfume.

Um grupo de romeiros, ao sopé
da serra do Ororubá
A NOTÍCIA ESPALHOU-SE por todo o município de Pesqueira. 

Passou deste para outros, e já anda pelos Estados vizinhos.

Como corre uma notícia! Romeiros estão marchando sobre a cordilheira do Ororubá. Pernas de todas as idades vão vencendo as anfractuosidades do caminho.

Velhos, moços e meninos, todos, serra acima, vão com o coração a rebentar de esperança e fé, porque querem ter também a graça de Maria da Luz; querem ver, sobre a pedra cortada, o perfil da santa, de Nossa Senhora que, assim, apareceu àquelas duas meninas e que não deixará de aparecer também aos que já não são meninos, mas, bem que o queriam ser.

Vai sendo grande a onda de peregrinos, homens e mulheres, cansados das grandes caminhadas, vão chegando ao Sítio do Guarda, onde a plantação de tomates vai ficando perdida, pisada está a terra toda.

Continuam as menores a afirmar que a Santa lá está como no primeiro dia. Que ri para elas; ri e fala. Chega a ser impressionante esta certeza das meninas e bem que vai impressionando os velhos, estes são às vezes mais sugestionáveis ainda.
O local em que foi vista a Santa

[…]
Logo, Pesqueira é que é uma terra abençoada.

O local em que foi feita a aparição é de tão difícil acesso que é mesmo de causar espanto a facilidade com que os romeiros o alcançam.

É até necessária a colocação de escadas, para que consigam certas passagens.

E por toda a subida a velas acesas. Um grande, um solene espetáculo de fé. (Ortografia atualizada para facilitar a compreensão do leitor).

Por Fábio Menino de Oliveira.




1 Trecho da reportagem e imagens foram retirados do DIÁRIO DA MANHÃ (Recife, sábado, 10 de outubro de 1936, ano X, nº 2844, p. 6). Disponível em: http://200.238.101.22/docreader/DocReader.aspx?bib=DM1936&pesq=Na%20cordilheira%20do%20ororob%C3%A1 Acesso em 26/01/2017.

3 comentários:

  1. Terra de pouca fé! o povo de Pesqueira fazem Promessas com o pare Cicero Romão, vão a Juazeiro,e dificilmente vão visitar o local da aparição de Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o comentário meu caro Luiz Cavalcanti Moura.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente essa aparição foi enterrado no esquecimento eclesiástico.

    ResponderExcluir