Estação de Ipanema, Pesqueira-PE, s.d., cortesia de Carla Rosanni Brito Cavalcanti Branco |
Ao longo dos últimos dezesseis anos que tenho procurado um registro fotográfico
da Estação ferroviária do povoado de Ipanema (Pesqueira/PE) inaugurada em 23 de
dezembro de 1910 e qual foi a surpresa nesses dias quando recebi numa rede social
esta foto que agora divulgo com exclusividade neste blog e reitero o meu
agradecimento a Carla Rosanni Brito Cavalcanti Branco por tê-la me enviado.
Sobre a história da estação ipanemense segue-se um trecho do Capitulo
Oitavo (p. 157-163) do livro de minha autoria: Barra – Reminiscências e notas para a História de Ipanema – Pesqueira PE.
A chegada dos trilhos da Great
Western
Início do século XX; remonta desta época a chegada dos trilhos da Great
Western do Brasil (GWBR), empresa inglesa que construiu a Estrada de Ferro
Central de Pernambuco, aberta em 1885, de Recife a Jaboatão. Esta empresa mais
tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, chegando ao
seu extremo, em Salgueiro, somente no ano de 1963, sem se entroncar com linha
alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great
Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a
se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN, passou a ser
controlada pela RFFSA a partir de 1957, e a ser operada por esta a partir de
1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no
trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente, de Jaboatão
para frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da
CFN, concessionária da linha desde 1997.
Os trilhos começaram a chegar a partir de 1909 em Ipanema, sendo
responsável por essa construção do trecho de Pesqueira a Rio Branco
(Arcoverde), o engenheiro-chefe Dr. C. W. Stevenson, que ficou hospedado com
sua esposa e seus filhos na residência do capitão Carlos de Brito (chalé
vizinho à Fábrica Peixe). Vale salientar que o trecho entre Recife e Pesqueira
já havia sido inaugurado em 14 de abril de 1907 e que no período de 1909 a 1913
a GWBR era administrada pelo Superintendente A. T. Connor e pelo Presidente
David Simson.
A chegada dos trilhos trouxe progresso, desenvolvimento e,
consequentemente, um período áureo da história do lugarejo que, já fora sítio,
fazenda e que a partir de 1909 se tornaria a Povoação de Ipanema,
denominação decorrente da localização na ribeira do rio desta designação.
Detalhe: até aquela data Ipanema ainda se chamava Barra; a mudança do nome
ocorreu por sugestão da Great Western, que andou rebatizando muitos lugares que
receberam estações ferroviárias no Estado a fim de não haver dualidade de nomes
e com o intuito de melhor identificação.
Transcrevo abaixo algumas notícias publicadas em jornais recifenses
sobre Ipanema:
Inauguração do tráfego ferroviário e do serviço telegráfico:
jornal A Província (ano XXXIII, nº 328, p.4) de 18 de dezembro de 1910. Segue-se:
The Great Western of Brazil railway company limited. Prolongamento de Flores – Secção Central. Horário provisório a vigorar de 23 do corrente, com inclusão do serviço telegráfico entre Pesqueira e Ipanema (13 quilômetros) para os trens mistos que correrão nas segundas e sextas-feiras: Estações de Pesqueira (partida 5:00 PM) e Ipanema (chegada 5:40). VOLTA – Estações de Ipanema (partida 6:00 PM) e Pesqueira (chegada 6:40). Recife, 15 de dezembro de 1910. A.T. Connor – Superintendente.
The Great Western of Brazil railway company limited. Prolongamento de Flores – Secção Central. Horário provisório a vigorar de 23 do corrente, com inclusão do serviço telegráfico entre Pesqueira e Ipanema (13 quilômetros) para os trens mistos que correrão nas segundas e sextas-feiras: Estações de Pesqueira (partida 5:00 PM) e Ipanema (chegada 5:40). VOLTA – Estações de Ipanema (partida 6:00 PM) e Pesqueira (chegada 6:40). Recife, 15 de dezembro de 1910. A.T. Connor – Superintendente.
Abertura do tráfego até Mimoso: jornal A Província, (ano XXXIV,
nº 136, p.2) de 19 de maio de 1911. Segue-se:
The Great Western of Brazil railway company limited. Prolongamento de Flores – Secção Central. Amanhã, 19 do corrente, será inaugurado provisoriamente o tráfego do trecho deste prolongamento entre Ipanema e Mimoso, 10 quilômetros não só para passageiros, como para encomendas, mercadorias e animais, bem assim o serviço telegráfico. Os trens, que serão mistos correrão provisoriamente, desde amanhã, nas segundas e sextas-feiras, conforme o seguinte horário: IDA – Estações de Pesqueira (partida 4:50 hs), Ipanema (partida 5:20 hs) e Mimoso (chegada 5:50 hs); VOLTA – Estações de Mimoso (partida 6:10 hs), Ipanema (partida 6:45) e Pesqueira (chegada 7:15). Recife, 18 de maio de 1911. A.T. Connor – Superintendente.
The Great Western of Brazil railway company limited. Prolongamento de Flores – Secção Central. Amanhã, 19 do corrente, será inaugurado provisoriamente o tráfego do trecho deste prolongamento entre Ipanema e Mimoso, 10 quilômetros não só para passageiros, como para encomendas, mercadorias e animais, bem assim o serviço telegráfico. Os trens, que serão mistos correrão provisoriamente, desde amanhã, nas segundas e sextas-feiras, conforme o seguinte horário: IDA – Estações de Pesqueira (partida 4:50 hs), Ipanema (partida 5:20 hs) e Mimoso (chegada 5:50 hs); VOLTA – Estações de Mimoso (partida 6:10 hs), Ipanema (partida 6:45) e Pesqueira (chegada 7:15). Recife, 18 de maio de 1911. A.T. Connor – Superintendente.
[...]
Segundo relatos, José Leopoldo de Carvalho foi o 1º chefe da estação de
Ipanema. Os trens circulavam todos os dias, um dia com passageiros e no outro
dia com cargas. O jornal A Voz de Pesqueira de 16.01.1949, mencionava os preços
dos fretes de algumas mercadorias:
<< Nos fretes as tarifas eram cobradas pela unidade quilo (Kg): por exemplo, feijão Cr$ 0,139, farinha de mandioca Cr$ 0,106, arroz e querosene Cr$ 0,221, açúcar Cr$ 0,155, sal Cr$ 0,162, banha e sabão Cr$ 0,341. Essas eram as principais mercadorias trazidas do Recife para a Região>>.
<< Nos fretes as tarifas eram cobradas pela unidade quilo (Kg): por exemplo, feijão Cr$ 0,139, farinha de mandioca Cr$ 0,106, arroz e querosene Cr$ 0,221, açúcar Cr$ 0,155, sal Cr$ 0,162, banha e sabão Cr$ 0,341. Essas eram as principais mercadorias trazidas do Recife para a Região>>.
Ruínas da estação de Ipanema, foto deste blog (2016). |
Por
Fábio Menino de Oliveira
Parabéns Fábio!
ResponderExcluirGostei demais dos seus textos, muitos detalhes.
Orgulho Pesqueirense!!!
👏👏👏👏
Obrigado pelas palavras, que bom que gostou.
Excluirnossa como é bom saber sobre as histórias dessa linha férrea que sucumbio com o tempo adoro saber disso até parece que volto no tempo .não parem madeira mais histórias de Ipanema que é muito bom voltar no tempo.
ExcluirBoa noite. Gostei muito da reportagem .pois lembrome quando o ttem padsageiro e o trem de carga passava e nos anos 80. A rstacao ainda existia
ResponderExcluirParabéns mais uma vez Fábio, por sempre relacionar fatos históricos do nosso município.
ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍
Obrigado.
ExcluirMeu caro Fábio Menino.
ResponderExcluirLi atentamente essa importante matéria que relata a chegada do progresso trazido pelo trem da Great Western que por décadas serpenteou as mais diversas regiões do nosso Pernambuco. Lamentavelmente, vi com imensa frustração o final melancólico d avelha estação reduzida à ruínas por, quem sabe, pessoas que não tiveram o devido zelo não somente com o imóvel, mais com tudo que o mesmo representava para a comunidade ipanemense. Desnecessário citar os bons exemplos, inclusive aqui na minha Sanharó, onde os principais imóveis que compunham a esplanada estão preservados e melhor ainda, servindo ao povo da cidade. Parabenizo-o por trazer assunto de tal relevância.
Ah! Tomei a liberdade, mesmo seu sua prévia autorização, de repercuti-lo nosso blog oabelhudo.
ResponderExcluirAgradeço meu caro amigo Paulinho pelas palavras e por repercutir meu artigo no seu conceituado blog. Abraço.
ExcluirMuito legal! Teria como conseguir a foto da estação Ipanema em uma melhor digitalização?
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