Minha lista de blogs

terça-feira, 17 de maio de 2016

NOTÍCIAS SOBRE MIMOSO NO ANO DE 1919

Igreja de São Sebastião em Mimoso, s/d. Foto: cortesia de Sandra Tenório.

Transcreverei abaixo duas notícias publicadas no Diário de Pernambuco sobre a formação de uma comissão organizadora para as festividades do Natal a se realizarem no então povoado de Mimoso, Pesqueira-PE, no ano de 1919.


*DP, sábado, 13/12/1919, ano 95, nº 339, p. 5:

PESQUEIRA 7-12-919 – Os moradores do povoado de Mimoso, pretendendo comemorar solenemente o dia de Natal, organizaram a seguinte comissão para tratar dos festejos: Presidente, major André Tenório Cavalcanti; vice-presidente, tenente Gervásio Cavalcanti de Brito; secretário, capitão Luiz Antônio Gama; tesoureiro, capitão Enéas Pergentino de Lima; fiscal, tenente Tito Tenório Cavalcanti; zeladores, tenente Odilon Tenório Cavalcanti, tenente Amaro Xavier de Freitas; orador, capitão David Peixoto de Lima; comissão de ornamentação – exmas. dd. Maria de Oliveira Lima, Amália de Moura Cavalcanti, Maria Emília Gama, Cecília Magalhães de Brito, Maria Antônia de Freitas, Francisca Firme de Brito, Maria Clementina Peixoto, Silvina Tenório de Albuquerque; senhoritas, Maria Tenório, Marieta, Izabel Francisco dos Santos, Estefânia Francisca dos Santos, Maria Pereira de Vasconcelos, Alzira Tenório de Brito e Olívia Umbuzeiro Cavalcanti.


*DP, sábado, 03/01/1920, ano 96, nº 02, p. 4:

PESQUEIRA 21-12-919 - [..] Deverá ser festivamente comemorado na Vila de Mimoso o dia de Natal. A comissão promotora das festividades, organizou um atraente programa que constam passeata, danças e entretenimento populares. A missa terá lugar à meia-noite.


Registro também que a missa na noite de Natal acontece até os dias atuais, sendo uma tradição quase centenária do distrito de Mimoso e, que possivelmente essa festa religiosa tenha ocorrido na igreja de São Sebastião, pois ainda não havia sido construída a igreja de Nossa Senhora da Conceição.



Por Fábio Menino de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário