Minha lista de blogs

domingo, 31 de janeiro de 2016

A FESTA DO TOMATE NAS FÁBRICAS PEIXE EM 1936

Governador Lima Cavalcanti (ao centro) tendo a sua direita o industrial Manoel de Brito colhendo o primeiro tomate da safra na Fazenda Propriedade. Foto: O Malho, 10/09/1936.


        Realizada pela quarta vez entre os dias 08 e 09 de agosto de 1936, a Festa do Tomate das Fábricas Peixe constituíam um acontecimento de rara repercussão social da época, por ocasião desta festa eram iniciadas as colheitas de tomate da firma Carlos de Britto e Cia, tendo a sua frente o industrial Manoel Caetano de Brito.
A comitiva que veio a convite das Fábricas Peixe era composta de mais de 300 pessoas e saíram do Recife em trem especial às 5:20 da manhã e chegaram à Pesqueira às 12:30 do dia 08 de agosto. Em outro trem foram visitar as plantações da Fazenda Propriedade, que foi um dos primeiros plantios da fábrica em 1925 e que estava arrendada parte de suas terras a PEIXE desde esta época, uma vez que pertencia a histórica fazenda ao Major Luís Tenório de Albuquerque e que só passaria definitivamente as mãos da indústria em 1942, após o falecimento do Major Tenório.

Propriedade fora fundada nos idos de 1853 ou 1854 por Luís Tenório de Albuquerque (Lulu), pai do Major, tendo sua esposa Joaquina Branca de Siqueira recebido terras como herança do seu pai Tenente-Coronel Francisco Cavalcanti de Albuquerque, antigo senhor da Fazenda Jerimum, vizinho a Propriedade. Vale ressaltar que nesta fazenda nasceu Sete Gerações da família Tenório e que hoje encontram-se radicados no distrito de Mimoso, em Pesqueira e em vários outros lugares.

Voltando a Festa do Tomate, é importante fazer o registro das autoridades que dela participaram: Carlos de Lima Cavalcanti (Governador de Pernambuco); Barcellos Fagundes (Secretário de Agricultura); Deputado Pe. Félix Barreto (Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco); Arsênio Meira, Matheus Vaz, Persivo Cunha, Livino Pinheiro, Pe. Gonzaga de Lira, Lins e Silva, Melânio de Barros, Souto Filho, Ruy Bello e Antônio Fontes (Deputados Estaduais). Além destes, se fizeram presentes representantes dos comandantes da Região Militar e da Brigada Militar do Estado, banqueiros, industriais e jornalistas.

O Governador Lima Cavalcanti esteve em Propriedade (plantio de tomates com 120 hectares) e colheu o primeiro tomate da safra 1936. Ao ser abordado pela imprensa pernambucana no retorno à Recife, proferiu as seguintes palavras:

“-Como governador do meu estado, volto de Pesqueira satisfeito por ter atendido ao convite da tradicional família Brito.[…] Volto entusiasmado com o que vi. As plantações de tomate ultrapassaram mesmo a minha expectativa. Não as julgava tão extensas e obedecendo a métodos tão absolutamente e racionais de produção. [...]” (O MALHO, RJ, 10/09/1936, p. 33).

Notamos portanto, quão grande era o prestígio das Fábricas Peixe, uma das maiores indústrias do país com destaque econômico, social e histórico. A Peixe sempre soergueu e levantou aos mais altos patamares o nome da nossa querida e amada Pesqueira, prova disto eram a concorrência de autoridades de todas as esferas a prestigiarem as tradicionais Festa do Tomate, que se realizaram por muitos anos.


Por Fábio Menino de Olive

Nenhum comentário:

Postar um comentário