Minha lista de blogs

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O REGISTRO DE BATISMO DO MAJOR TENÓRIO

 
Antiga fotografia do Major Tenório, sem data, acervo da Fundação Possidônio Tenório de Brito de Mimoso.
          De acordo com o registro transcrito abaixo sua data de nascimento foi em 15 de junho de 1861 no entanto não é especificado o local de seu nascimento, possivelmente terá sido na Fazenda Propriedade do seu pai. Vale salientar que o nome de sua mãe aparece com outro sobrenome ao invés de Joaquina Branca de Siqueira está Joaquina Pessoa de Albuquerque, o que era bastante comum para época essa variação de toponímicos sendo que os documentos eram preenchidos por escrivães e quase não existiam papéis assinados, bem como a taxa de analfabetismo era alta principalmente entre as mulheres.  

“Aos nove de novembro de mil oitocentos e sessenta e um na Propriedade, Batizei e pus os Santos Óleos a Luiz, branco, nascido a quinze de junho do dito ano, filho legítimo de Luiz Tenório de Albuquerque e de Joaquina Pessoa de Albuquerque; e foram padrinhos Francisco Cavalcanti de Albuquerque Júnior e Clara Felismina Cavalcanti. E para constar mandei fazer este assento no qual me assino. Pe. José Mathias Ribeiro, Vigário Colado”.


Nessa mesma data foram realizados outros três batismos na Fazenda Propriedade Seguem-se:

“Aos nove de novembro de mil oitocentos e sessenta e um na Propriedade, Batizei e pus os Santos Óleos a Anna, parda, nascida a nove de abril do dito ano, filha legítima de Francisco Pereira dos Santos e de Francilina Maria Constantina; e foram padrinhos José de Albuquerque Cavalcanti e Clara Felismina Cavalcanti. E para constar mandei fazer este assento no qual me assino. Pe. José Mathias Ribeiro, Vigário Colado”.

“Aos nove de novembro de mil oitocentos e sessenta e um na Propriedade, Batizei e pus os Santos Óleos a Manoela, parda, nascida a vinte e três de novembro de mil oitocentos e cinquenta e nove, filha legítima de Francisco Antônio de Melo e de Manoela Eleutéria de Jesus; e foram padrinhos Manuel Bezerra Cavalcanti e Tereza Bezerra Cavalcanti. E para constar mandei fazer este assento no qual me assino. Pe. José Mathias Ribeiro, Vigário Colado”.

“Aos nove de novembro de mil oitocentos e sessenta e um na Propriedade, Batizei e pus os Santos Óleos a Maria, preta, nascida no primeiro de abril de sessenta, filha natural de Florinda, escrava de Luiz Tenório de Albuquerque; e foram padrinhos Manoel Querubim de Melo e Dominicia Maria do Espirito Santo. E para constar mandei fazer este assento no qual me assino. Pe. José Mathias Ribeiro, Vigário Colado”.

Por Fábio Menino de Oliveira


REFERÊNCIAS

Brasil, Pernambuco, Registros Igreja Católica, 1762-2002/Cimbres/Nossa Senhora das Montanhas, Batismos, Nov. 1859-Set. 1863. Fonte: https://familysearch.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário